segunda-feira, 31 de julho de 2017

Maturidade


A tal da maturidade chega quando a gente finalmente aceita que não se pode ter tudo na vida. Para muito além do clichê "a vida é feita de escolhas", essa certeza vem da batalha diária em busca daquilo que é bom na vida e que, ao mesmo tempo, se adeque às nossas necessidades. É uma peleja dura, que pode seguir por anos a fio e inclusive deixar sequelas. Mas é preciso sentir na pele, para que a lição seja bem apreendida. 
Tudo começa no supermercado, quando você é criança e só pode escolher um doce, em vez de levar todos os que estão expostos. E a mesma frustração que sentimos naquele momento vai nos perseguindo por décadas. Até que, um belo dia, você descobre que, para ter paz de espírito, é fundamental aceitar que "o melhor dos dois mundos" não é possível na maioria das áreas da vida.
Nem sempre dá pra fazer o que gosta e ao mesmo tempo ganhar dinheiro, beber todas as noites com os amigos e ter saúde, conquistar espaço em seu segmento profissional sem trabalhar muito, ceder a todas as tentações do mundo sem magoar quem amamos e quem nos ama. 
Seja pelo caminho da dor ou do amor, um dia a vida ensina que é preciso escolher e aceitar todas as consequências de nossas escolhas. Isso é maturidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário